segunda-feira, setembro 24, 2012

Leiria adere às Jornadas Europeias do Património com diversas atividades


O Município de Leiria associa-se, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, à comemoração das Jornadas Europeias do Património, através da realização de atividades no mIiImo - museu da imagem em movimento, Moinho do Papel, Agromuseu Municipal Dona Julinha e Castelo de Leiria.

Na sexta-feira, dia 28 de setembro, o mIiImo organiza, das 10 às 14h30, a projeção de lanterna mágica, destinada ao público escolar do 1º ciclo, com entrada livre. O Moinho do Papel leva a cabo, às 10 horas, o peddy paper “À Descoberta do Moinho do Papel” e, pelas 15 horas, vai-se confecionar pão na oficina “Grão a grão se faz o pão”, para todas as idades.
No sábado, dia 29 de setembro, às 10 horas, decorre uma visita guiada à Quinta Alves de Matos e Capela de Santo Ildefonso, nos Conqueiros, Souto da Carpalhosa, a que se segue, pelas 15 horas, uma visita guiada ao Agromuseu Municipal Dona Julinha, na Freguesia de Ortigosa, com animação de jogos populares. Às 16h30, vai recriar-se uma descamisada, seguida do tradicional bailarico na eira, onde toda a gente pode participar, com entrada livre.
Para o último dia das Jornadas, dia 30 de setembro, está prevista uma visita temática, às 16h30, ao Castelo de Leiria, alusiva ao tema “memórias inscritas na paisagem a partir do Castelo”, também com entrada livre.
As Jornadas Europeias do Património 2012, este ano sob o tema “O futuro da memória”, são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do património. O tema “O futuro da memória” pretende a aproximação do público ao património cultural, no sentido mais lato, realçando a sua importância enquanto memória e documento da história, e o desenvolvimento das sociedades e o seu papel para a construção do futuro. 

Sem comentários: