terça-feira, setembro 04, 2012

Junta de Freguesia de Grândola envolve as famílias na Ludoteca

Com o projecto «Ao Sabor da Maré» 
A Junta de Freguesia de Grândola, através do seu serviço de Ludoteca, organiza no próximo dia 9 de Setembro, o projecto «Ao Sabor da Maré» para assinalar o encerramento das actividades programadas para o verão.

Com uma caminhada em família, à beira mar, que culmina com um almoço convívio e algumas actividades surpresa. Com partida marcada para as 9 horas na praia do Pego, o passeio irá percorrer o areal até à praia da Raposa, onde se realiza um convívio com as famílias participantes, «muito embora o nosso objectivo seja dirigirmo-nos às famílias das dezenas de crianças que participaram nas acções e iniciativas desenvolvidas durante todo o verão», refere a presidente da Junta Fátima Luzia.
 A Ludoteca durante os meses de verão e que corresponde ao período de férias escolares, salienta Fátima Luzia, «procurou desenvolver uma programação abrangente, desde actividades de expressão plástica, reciclagem, ateliers de experiências cientificas, passeios à praia e á piscina, canoagem, caminhadas no campo, jogos no jardim e um nunca mais acabar de “ludoexperiências” para manter as crianças em actividades e proporcionar às famílias um apoio, ainda mais importante nesta altura de profunda crise económica».
 «Sonhar, acreditar e tornar realidade» é o lema que enquadra o trabalho da Ludoteca, enquanto espaço lúdico e educativo da exclusiva responsabilidade da Junta de Freguesia de Grândola e que «representa a maior fatia do nosso escasso orçamento e que procuramos melhorar, apesar das dificuldades, pelo apoio que presta durante todo o ano às famílias», sublinha a autarca.
 Esta casa, «como carinhosamente a apelidam as funcionárias que ali trabalham», recebe durante 12 meses, de forma totalmente gratuita, crianças dos 4 aos 14 anos de idade, leva agora aos seus frequentadores e ás suas famílias mais este inovador desafio: uma caminhada em família, à beira mar, que culmina com um almoço convívio e algumas actividades surpresa.
 Já com o arranque do ano escolar a espreitar, a Ludoteca prepara-se para mais uma vez apoiar as crianças e as suas famílias no seu dia a dia, oferecendo-lhes o “percurso seguro” onde assume a responsabilidade de trazer das escolas para o seu espaço cerca de 90 crianças, que à sua disposição, encontrarão um leque variado de actividades: dança, hora do conto, clube de jornalistas, oficina de expressões, actividades recicladas, teatro, musica, natação.
A Ludoteca de Grândola não esquece, em tempo de aulas, os mais pequeninos, e colabora durante as manhãs com todas as instituições de Jardim de Infância da localidade no projecto “Crescer a Brincar”, enquanto ao longo do ano lectivo a aventura não pára e neste espaço sucedem-se as actividades, projectos e festas.

Sem comentários: