segunda-feira, outubro 15, 2012

11ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes


Feira de Doçaria Tradicional adoça o final do mês de Outubro
A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e a Câmara Municipal de Abrantes estão a preparar a 11ª edição da Feira Nacional de Doçaria Tradicional. Este delicioso evento irá adoçar o Centro Histórico de Abrantes no final do mês, entre os dias 26 e 28 de Outubro.

Para marcar o arranque desta iniciativa, será realizado, no dia 20 de Outubro, o Mercado de Doces Tradicionais. Já na sua segunda edição, este mercado pretende recordar e valorizar aqueles bolos tradicionais dos vários lugares e aldeias do concelho de Abrantes que o tempo e os modos de vida afastaram do quotidiano.
Bancas com filhoses, ferraduras, broas, bolos de noivos, cavacas, pão-de-ló, sonhos, bolos cozidos à porta do forno, licores, mel, marmeladas, compotas e doces vão invadir a Praça Barão da Batalha, entre as 10h e as 17h. Caso as condições climatéricas sejam adversas a iniciativa será transferida para o Mercado Criativo de Abrantes. Este evento será dinamizado pelos grupos etnográficos do concelho.
Outro trabalho que a organização está a dinamizar com entidades do concelho é a exposição do Palhinhas. Recriar uma vinheta do livro de Banda desenhada da personagem infantil, inspirada na Palha de Abrantes, é o desafio que a TAGUS e o Município de Abrantes lançaram às escolas do pré-escolar e do 1ºciclo do Ensino Básico. Esta mostra terá o apoio da abordagem LEADER, do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (ProDeR).  
Também o Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar participará na Feira Nacional de Doçaria Tradicional. O INOV’LINEA pretende realizar provas de produtos, nos dias 27 e 28 de Outubro. O objectivo é dar apoio aos pequenos negócios alimentares que podem desta forma conhecer a opinião do público sobre os seus produtos.
Em cada dia o INOV’LINEA colocará 6 artigos à prova, para que os visitantes da feira possam analisar e avaliar as características como a consistência, a doçura, o aspecto e o gosto. 
O Centro de Transferência Alimentar pretende que os produtos variem entre os doces, compotas, geleias, marmeladas, chutneys, confitados, frutas cristalizadas, biscoitos, bolachas, bolos secos ou outros produtos similares. Os produtores, empresários, ou empreendedores interessados em testar os seus produtos gratuitamente, podem inscrever-se no sítio da Internet do TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo (www.tagusvalley.pt).
Esta edição da Feira Nacional de Doçaria Tradicional promete trazer ainda mais novidades, além dos expositores carregados de deliciosas iguarias vindas de vários pontos do país, onde a Palha de Abrantes, as Tigeladas, os Bolos de Massa Lêveda e os Queijinhos do Céu são os anfitriões. Animação para todas as idades são outro dos ingredientes deste certame que tem por finalidade valorizar e preservar a doçaria tradicional.

Sem comentários: