terça-feira, outubro 16, 2012

MUNICÍPIO DE PENACOVA CELEBRA DIA DO IDOSO


Para comemorar o Dia internacional do Idoso, o município de Penacova está a realizar durante o mês de Outubro um conjunto de ações destinadas quer à população sénior, quer aos profissionais que trabalham ao nível institucional com esta população.

Humberto Oliveira, presidente do município, fará a abertura, no dia 19 de Outubro, às 09:15h, do workshop alusivo ao “Paradigma do envelhecimento, violência – maus tratos a pessoas idosas“, que decorrerá no Centro Cultural de Penacova, tendo como palestrante José António Guardado Carvalho, enfermeiro consultor em Direitos Humanos. Esta atividade, com entrada livre, é destinada à população em geral e especificamente aos profissionais que trabalham com idosos. Está prevista a explanação de temas como “Direitos Humanos, violência e maus tratos ao idoso”, “condições que favorecem os maus tratos”, “identificação dos sinais indicadores de maus tratos”, seguidos de um debate que se espera que seja bastante participado.

Quanto às atividades dirigidas à população sénior, estão a decorrer visitas ao Oceanário e a Belém, que se realizam durante os quatro sábados do mês de Outubro, concretamente nos dias 6, 13, 20 e 27. Com a finalidade de rentabilizar os recursos existentes e aproveitando o facto de terem sido constituídas recentemente a Comissão Social de freguesia de Lorvão e as Comissões interfreguesias de Penacova, Carvalho e Friúmes, de Figueira de Lorvão e Sazes de Lorvão e a de S. Pedro D’ Alva, S. Paio, Travanca, Oliveira e Paradela da Cortiça, a Câmara municipal decidiu que as atividades se realizassem por CSF e CSIF.

Para a realização destas atividades e tendo por objetivo a redução de custos que habitualmente decorrem do aluguer de autocarros, foram disponibilizadas as viaturas municipais. Para a realização destas ações, a Câmara Municipal contou com a colaboração da Casa do Concelho em Lisboa, que disponibilizou as suas instalações para os participantes poderem partilhar o almoço, tendo-lhes sido entregue algumas ofertas pelo seu presidente, José Bernardes.

Até à data já decorreram os dois primeiros passeios, nos quais participaram 50 munícipes da freguesia de Lorvão e 28 da freguesia de Penacova. Encontram-se abertas as inscrições para os seniores das freguesias de Figueira e Sazes de Lorvão para o passeio do próximo dia 20 e para os seniores de S. Pedro D’Alva, Paradela, S. Paio, Oliveira e Travanca do Mondego, para o dia 27 de Outubro.

Sem comentários: