Certificação
da Qualidade
Na sequência da auditoria
realizada pela Associação Portuguesa para a Certificação (APCER) em maio de 2012,
a Câmara Municipal de Águeda viu alargado o âmbito da certificação do Sistema
de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008, para a
totalidade dos serviços.
A Câmara Municipal de Águeda (C.M. Águeda) está certificada desde 2007, ao nível do licenciamento de loteamentos e obras particulares e do Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) e tem vindo a estender o âmbito da mesma desde 2008, tendo em 2012 abrangido a totalidade dos serviços prestados pala Autarquia.
A Câmara Municipal de Águeda (C.M. Águeda) está certificada desde 2007, ao nível do licenciamento de loteamentos e obras particulares e do Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) e tem vindo a estender o âmbito da mesma desde 2008, tendo em 2012 abrangido a totalidade dos serviços prestados pala Autarquia.
O alargamento agora alcançado do âmbito da
certificação pela APCER reconhece que o Sistema de Gestão da Qualidade da
Câmara Municipal de Águeda, implementado na “GESTÃO AUTÁRQUICA”, cumpre os requisitos da norma NP EN ISO
9001:2008, sendo uma das poucas Autarquias a nível nacional com um âmbito de
certificação alargado a todos os serviços.
Uma das
vantagens mais significativas do empenhamento neste processo de certificação,
verifica-se pela orientação dos serviços por parâmetros, previamente definidos,
sendo possível medir a capacidade e a qualidade da resposta, obtendo-se uma
melhoria efetiva da mesma, assim como o controlo interno do trabalho
desenvolvido. Entre os benefícios obtidos com a
implementação do SGQ, tivemos:
- Reorganização da Câmara
Municipal de Águeda
- Pessoas
motivadas e envolvidas nas tarefas
- Aumento
do grau de automatização das tarefas, diminuindo o tempo de resposta
·
Orientação para a
satisfação das exigências e necessidades dos munícipes
·
Cumprimento das
exigências legais e regulamentares, de uma forma eficaz
- Monitorização e medição do
desempenho de cada um dos processos, preparando a organização para a
Excelência
- Servir
de modelo / exemplo, demonstrando uma melhoria acentuada dos serviços
prestados, tendo como estratégia melhorar o desempenho através da
aprendizagem interna e da própria melhoria contínua
- Garantia de maior controlo das
atividades da organização
- Cultura da melhoria Contínua
- Prestígio e reconhecimento
- Mudança
da cultura do serviço público a prestar a todos os nossos munícipes
Nada
seria possível sem a mobilização de todos os funcionários, o que levou ao
planeamento, gestão e melhoria dos recursos humanos existentes, desenvolvendo
aptidões e competências, responsabilizando-os e envolvendo-os nas atividades de
melhoria.
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