domingo, outubro 28, 2012

Autarquia de Águeda com todos os Serviços Certificados


Certificação da Qualidade
Na sequência da auditoria realizada pela Associação Portuguesa para a Certificação (APCER) em maio de 2012, a Câmara Municipal de Águeda viu alargado o âmbito da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008, para a totalidade dos serviços.
A Câmara Municipal de Águeda (C.M. Águeda) está certificada desde 2007, ao nível do licenciamento de loteamentos e obras particulares e do Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) e tem vindo a estender o âmbito da mesma desde 2008, tendo em 2012 abrangido a totalidade dos serviços prestados pala Autarquia.

O alargamento agora alcançado do âmbito da certificação pela APCER reconhece que o Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara Municipal de Águeda, implementado na “GESTÃO AUTÁRQUICA”, cumpre os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2008, sendo uma das poucas Autarquias a nível nacional com um âmbito de certificação alargado a todos os serviços.

A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) foi uma decisão estratégica da Autarquia, na procura da melhoria interna, promovendo a competitividade e a sustentabilidade, pelo cumprimento dos requisitos estatutários, regulamentares e legais aplicáveis aos serviços, levando necessariamente a uma mudança de valores, comportamentos e atitudes individuais, procurando sempre a satisfação de todos os stakeholders da organização: Gestão de Topo, Munícipes, Funcionários, Fornecedores e Parceiros.

Uma das vantagens mais significativas do empenhamento neste processo de certificação, verifica-se pela orientação dos serviços por parâmetros, previamente definidos, sendo possível medir a capacidade e a qualidade da resposta, obtendo-se uma melhoria efetiva da mesma, assim como o controlo interno do trabalho desenvolvido. Entre os benefícios obtidos com a implementação do SGQ, tivemos:
  • Reorganização da Câmara Municipal de Águeda
  • Pessoas motivadas e envolvidas nas tarefas
  • Aumento do grau de automatização das tarefas, diminuindo o tempo de resposta
·         Orientação para a satisfação das exigências e necessidades dos munícipes
·         Cumprimento das exigências legais e regulamentares, de uma forma eficaz
  • Monitorização e medição do desempenho de cada um dos processos, preparando a organização para a Excelência
  • Servir de modelo / exemplo, demonstrando uma melhoria acentuada dos serviços prestados, tendo como estratégia melhorar o desempenho através da aprendizagem interna e da própria melhoria contínua
  • Garantia de maior controlo das atividades da organização
  • Cultura da melhoria Contínua
  • Prestígio e reconhecimento
  • Mudança da cultura do serviço público a prestar a todos os nossos munícipes

Nada seria possível sem a mobilização de todos os funcionários, o que levou ao planeamento, gestão e melhoria dos recursos humanos existentes, desenvolvendo aptidões e competências, responsabilizando-os e envolvendo-os nas atividades de melhoria.

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