terça-feira, outubro 16, 2012

Centro Cívico de Leiria dinamiza centro histórico da cidade


O Centro Cívico – Praça Eça de Queiroz, localizado na Rua Barão de Viamonte, em Leiria, foi inaugurado no sábado, na presença de Mariana Eça de Queiroz, bisneta do escritor que viveu cerca de um ano em Leiria, onde escreveu “O crime do padre Amaro”. O espaço vai ser utilizado pela SempreAudaz – Associação Cultural e pela Associação Fazer Avançar.

Raul Castro, então Presidente da Câmara Municipal de Leiria, destacou a visão de Gonçalo Byrne, referência da arquitetura portuguesa contemporânea e com ligações familiares a Leiria, responsável pelo projeto de arquitetura do Centro Cívico, que tem a particularidade de refletir o Castelo na sua superfície espelhada.
O autarca lembrou ainda que o Centro Cívico pretende proporcionar um constante diálogo intergeracional, através da cooperação institucional entre as Associações SempreAudaz - Associação Cultural e Fazer Avançar, nos domínios cultural, formativo e recreativo.
Projeto âncora do Programa de Ação Local para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Leiria (PALOR), o Centro Cívico pretende ainda homenagear Eça de Queiroz, que viveu na casa ao lado, enquanto exercia as funções de Administrador do Concelho de Leiria.
Helena Carvalhão, Presidente da SempreAudaz, agradeceu à Câmara Municipal de Leiria a disponibilização do espaço e desafiou os “idosos que não querem estagnar, que querem rir com os seus iguais, que querem partilhar saberes, que se sentem cansados e se querem revigorar e todos os que querem viver em maiúsculas” a aderirem a este projeto pedagógico.
Raul Testas, Presidente da Fazer Avançar, manifestou orgulho por a associação desenvolver o seu trabalho no centro histórico de Leiria e afirmou que “os jovens podem ser a chave na criação de soluções para problemas reais”.
Presidente da Assembleia Municipal de Leiria, Carlos André disse que a abertura do Centro Cívico vem concretizar três direitos: a ocupação do ‘buraco’ da rua direita, com um “projeto de qualidade social e cultural”, e proporcionar um espaço à SempreAudaz e à Fazer Avançar. Elogiou, por isso, a Câmara Municipal de Leiria pela criação deste espaço e pela forma como o ocupou.

Sem comentários: