quinta-feira, setembro 27, 2012

[Coimbra] “Músicos Salatinas, 1880 – 1947”

Inauguração dia 1 de outubro, às 18h00, na Galeria Pinho Dinis
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E DOCUMENTAL “Músicos Salatinas, 1880 – 1947”
O Município de Coimbra inaugura, na próxima segunda-feira (1 de outubro), às 18h00, na Galeria Pinho Dinis (Casa Municipal da Cultura), a exposição fotográfica e documental “Músicos Salatinas, 1880 – 1947”. A mostra apresenta o resultado de uma pesquisa, baseada em elementos desde finais do século XIX até meados do séc. XX, que mostra uma época em que a música tradicional de Coimbra teve um destaque importante no quotidiano dos salatinas e na cidade.
A iniciativa realça um leque de músicos salatinas que protagonizavam a música tradicional de Coimbra nas romarias, serenatas, animações familiares e tabernas da Alta de Coimbra, uma área onde também os ranchos populares ali formados tiveram grande prestação com os seus costumes.

São disso exemplo os músicos da disciplina de viola e uma pequena amostra do que foi a música popular de Coimbra, fruto das escolas de guitarra e violão, que tiveram as suas raízes nas barbearias existentes dentro do território Salatina, e através dos mestres de guitarra António Rodrigues da Silva e seus filhos Flávio e Fernando e do mestre de violão José Lopes da Fonseca (Trego), que eram proprietários das barbearias.

A exposição homenageia as famílias Louro, Alte de Veiga, Tavares, Velindro, Lagoaça, Borralho, Nazareth, Ribeiro, Trego e Silva, às quais, ainda hoje, Coimbra deve o seu respeito pelo contributo na divulgação e mestria dos costumes e da nossa canção e romarias e todos aqueles que nasceram ou, com os seus familiares mais próximos, se instalaram por qualquer motivo na Alta de Coimbra.

Pretende-se, com esta iniciativa, reviver a trajetória de um ritual coletivo e celebrativo, despertar uma atitude moral, cívica e cultural, obedecendo a uma aproximação aos valores tradicionais de um território onde a poesia e a música expressavam significativa admiração pelo seu encanto.

A inauguração da exposição contempla a edição de um catálogo e um programa cultural paralelo, que integra um recital, a cargo da Bonifrates, na Galeria Pinho Dinis. No dia 27 de Outubro (sábado), o mesmo espaço acolhe, às 18h00, o apontamento musical Fragmentos para uma guitarra – Música de Flávio Rodrigues da Silva, pelos alunos da Classe de Guitarra do Conservatório de Música de Coimbra, sob direção de José Santos Paulo).

Patente até ao dia 30 de outubro, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 19h30 e ao sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Sem comentários: