quarta-feira, dezembro 05, 2012

[Ovar ] Contratos Programa com 27 Associações Desportivas no valor de 350 mil euros


O Presidente da Câmara Municipal de Ovar outorgou, ontem, contratos-programa no valor de cerca de 350 mil euros, com 27 associações desportivas do concelho e procedeu ao pagamento dos apoios referentes aos meses de setembro, outubro e novembro, estimados em 84 mil euros.



Através desta sessão pública de outorga de contratos programa, a Câmara Municipal de Ovar reconhece a importância do trabalho desenvolvido pelas associações desportivas do concelho na formação e desenvolvimento de crianças e jovens, sendo de destacar que, para a época desportiva 2012/2013, a autarquia mantém o apoio ao associativismo desportivo, apesar do contexto de grandes dificuldades e cortes orçamentais que afetam a atividade regular dos municípios. Para a CMOvar a melhor forma de resolver problemas não se consubstancia na suspensão dos apoios, mas na assunção de uma maior seletividade na definição das prioridades.
Recorde-se que este apoio é concedido ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo do concelho de Ovar, que disciplina a atribuição de comparticipações e apoios financeiros ou logísticos pela Câmara Municipal, no âmbito dos quatro Programas de Apoio ao Associativismo (Desportivo, Cultural e Recreativo, Social e Educativo – Associações de Pais) e abrange as atividades regulares, o investimento e as atividades pontuais das associações.
Uma vez mais, o autarca vareiro, cumprindo um dos objetivos estratégicos assumidos com o movimento associativo do concelho de Ovar, procedeu ao pagamento dos apoios referentes aos meses de setembro, outubro e novembro de 2012, estimado em 84 mil euros.

Nesta cerimónia pública, o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel Alves de Oliveira, recordou que “esta é uma iniciativa histórica desde há vários anos e que é representativa da relação profícua existente entre a Câmara Municipal de Ovar e as associações do concelho, que se baseia em aspetos fundamentais como a reciprocidade, o respeito pela autonomia, a colaboração e a convergência”. Acrescentando que “a autarquia reconhece o trabalho desenvolvido pelas associações do concelho, designadamente o trabalho desenvolvido na formação de crianças, adolescentes e jovens, promovendo a prática do desporto e do exercício de uma cidadania ativa”.
Manuel Alves de Oliveira destacou ainda que “a política para nós é uma coisa séria, uma causa nobre. E, neste sentido, fizemos um esforço para manter os apoios e cumprir com os compromissos assumidos com o movimento associativo do concelho, apesar do atual contexto de dificuldades e das restrições impostas pela legislação em vigor, nomeadamente a Lei dos Compromissos e do Endividamento Zero. Todavia, temos em curso uma gestão sustentável e eficiente que nos permite prosseguir com estratégias implementadas, como é o caso do apoio ao Associativismo”.
O autarca concluiu, afirmando que “mantemos estes apoios porque reconhecemos que são essenciais e estratégicos e o desporto é uma vertente fundamental da qualidade de vida dos munícipes”

Sem comentários: